155

Lote 80 • 1º dia

155

Leilão 211 - Leilão Coleção Helena Ortigão de Sampaio (1935/2022), e outros.

Visconde de Meriti

Par de pratos de porcelana "Visconde de Meriti" - Manoel Pereira Lopes Bahia. Pequenos lascados nas bordas.
Sobre o Visconde: Manoel Lopes Pereira Bahia, filho de Domingos Lopes Pereira Bahia e D. Ana Margarida da Silva, foi casado em primeiras núpcias com Dona Maria Margarida da Rocha, filha do primeiro Barão de Itamarati. Foi agraciado com o título de Barão em 23 de dezembro 1853. Barão com honras de grandeza de Meriti em 2 de dezembro de 1854 e finalmente Visconde em 2 de dezembro de 1858. Sua louça, uma das mais belas, apresenta-se em dois serviços que variam apenas no colorido. O primeiro possui uma borda preta com pequenas decorações em ouro, onde, dentro de reservas, estão flores pintadas à mão e composições com frutas e ainda as iniciais P.B. (Pereira Bahia).
Esse titular possuiu outro serviço idêntico variando apenas o colorido da borda que era rosa e a sua decoração central que era flores. Essa porcelana sempre esteve presente nos tradicionais bailes que os Pereira Bahia ofereciam a Suas Majestades, os Imperadores do Brasil, no dia 15 de agosto, após as cerimônias religiosas realizadas na Capela Imperial de Nossa Senhora da Glória do Outeiro.
O palacete Bahia ficava situado no local do atual Palácio São Joaquim, na Rua do Catete. Durante vários anos essa louça foi atribuída a D. Pedro I, pois entenderam que as iniciais P.B. significavam "Príncipe do Brasil". Com o desaparecimento de uma das herdeiras do titular, esta louça foi localizada e a atribuição desfeita. A porcelana não possui marca de fabricação. Fonte: História da porcelana no Brasil, internet.


23 cm

para ver
o valor de arremate
100% seguro
Histórico transparente
Autenticidade atestada
Embalagem caprichada

Lotes relacionados

Ver todos os 905 lotes »

Ver todos os 905 lotes »