Leilão extrajudicial de esculturas Maria Martins, fundição Zani
O presente leilão extrajudicial para liquidação de garantia real, tem por objetivo a venda de duas esculturas de bronze, livres e desembaraçadas para arrematação, de autoria de Maria Martins com fundição póstuma executada por Amadeu Zani, na metalúrgica de mesmo nome no final da década de 80.
Zani foi o fundidor de Maria Martins no Brasil, tendo executado a escultura póstuma da artista arrematada no 1° leilão judicial da massa falida do Banco Santos (SP), quando o valor inicial foi seguidamente multiplicado.
A criação de MM a levou a produzir ao longo do tempo várias versões da mesma obra, com variações de detalhes e tamanhos, como por exemplo a peça perdida no incêndio do MAM (RJ) e a do jardim do Palácio Itamaraty.
“Uma fundição Serial post mortem de versões em gesso (...) foi realizada em fins dos anos 1990 e integra algumas coleções particulares no Brasil”
Os dois lotes poderão ser visitados presencialmente pelos interessados no escritório de advocacia, na Rua do Ouvidor, n° 130, cobertura 07, Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP 20.040-030, mediante agendamento prévio. Após a arrematação não serão aceitas reclamações, desistências ou devoluções sob nenhum pretexto ou prazo.
Sobre o preço da arrematação será acrescido o valor de 5% relativo à comissão da leiloeira. A retirada da obra se dará por conta do arrematante no escritório de advocacia onde se encontram.
Leiloeiros oficiais:
- Cristina Maria Antunes Goston, matrícula JUCERJA nº 108;
- Nelson Gavazzoni, matrícula JUCESP n° 818